Para acessar os documentos clique sobre a imagem.
ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE: OS CANAIS QUE RECEBEM DEMANDAS POR SERVIÇOS E A RESPOSTA DA ORGANIZAÇÃO - 2015 - Este artigo tem como objetivo demonstrar que a Prefeitura Municipal de Canoas, a partir de suas ferramentas de interação com a população, responde às demandas por serviços, materiais ou informações apresentadas pelos cidadãos. Estas respostas podem ser, inclusive, materializadas através de políticas públicas. Para tanto foi realizada uma pesquisa quantitativa com base nos documentos do órgão responsável pela execução dos principais canais de interação com a população e envolvidos diretamente com a s ferramentas. A pesquisa realizada baseou-se em ferramentas de recebimento de demandas, de contato direto, presencial e individualizado com a população. Como é mecanismo de acesso público, foi possível realizar observações diretas “in loco” para fins de registro e sistematização. A partir das respostas às demandas e das políticas implementadas pela Prefeitura Municipal de Canoas, se observa que a administração pública reúne condições para aprender com a população e até mesmo inovar para poder atender às demanda
DESVIOS DO PRAGMATISMO E DO PROGRAMATISMO - 2006 - Este texto aborda o a radicalidade das posições internas do PT em relação a reforçar apenas o seu Programa e portanto, diminuir a possibilidade de alianças e do Pragmatismo para chegar ao Poder, permitindo fazer alianças com qualquer força política. Eis um bom debate na época.
MUDANÇA DE ESTRATÉGIA - 2005 - Este texto aborda a alteração de estratégia da esquerda brasileira a partir do início dos anos 70 do século XX com a implantação do Orçamento participativo. Escrevi este texto porque não tenho visto a compreensão política e ideológica adequada e completa do que é o Orçamento Participativo dentro da Estratégia da Esquerda no Brasil. Se o PMDB mostra na prática, fica mais fácil evidenciar o invisível para muitos.
COMPANHEIROS ANAMPISTAS - 1990 - Carta de José Augusto Zaniratti enviada para todos os membros da Executiva da Articulação Nacional dos Movimentos Populares e Sindicais - ANAMPOS. Faz uma retrospectiva histórica e sugere que o fim da ANAMPOS precisa ser discutida e organizada para que sua trajetória sirva como fonte de aprendizado para todos que dela participaram.
PELA CONCEPÇÃO ESTRATÉGICA DE MOVIMENTO POPULAR - 1989 - Este documento, que pode ser chamado de tese, foi distribuído para os militantes da ANAMPOS do país. Seu conteúdo sistematiza os argumentos que demonstram a necessidade de estabelecer a concepção correta no evento que fundaria a Central destes movimentos que a partir do nome da Central, se poderia demosntrar a concepção vencedora: CENTRAL dos Movimentos Populares ou CENTRAL do Movimento Popular.
CAMINHOS PARA O MOVIMENTO POPULAR - 1987 - Trata da discussão do Movimento Popular em relação à CONAM depois do III Congresso da Confederação Nacional de Associação de Moradores - CONAM. Identifica três posições quanto à forma pela qual o Movimento Popular poderia se articular e organizar-se a nível nacional, mostrando a argumentação em cada uma das propostas.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESTRUTURA DO MOVIMENTO POPULAR - 1987 - Este texto trata da relação das organizações populares que com o Estado via Prefeituras que respondem às lutas especifícas e às entidades localizadas, como Associação de Moradores(AMs), Associações Comunitárias(ACs), Associações de Bairro (ABs) Sociedade de Amigos de Bairro(SABs) e outros.